8 de abril de 2017

Simplenote - Simplesmente... Simples


Breve Introdução

Estava á procura de uma aplicação para guardar as minhas notas e apontamentos, mas com a condição de as manter actualizadas em todos os meus dispositivos. Não queria algo muito complexo, apenas que fosse pratico e leve.
Após considerar algumas alternativas, encontrei um programa bastante simples, e que se enquadrava perfeitamente nas minhas necessidades, uma aplicação chamada Simplenote.


Imagem do logótipo do Simplenote


Uma interface simples, uma ferramenta valiosa

Simplenote é uma aplicação Open Source, multiplataforma, de notas e apontamentos sincronizados na "cloud", com a opção de partilhar uma nota especifica, ou conjunto de notas com outros utilizadores. Tem uma interface muito simples, mas extremamente intuitiva... Não se vai perder em menus, sub-menus e outras coisas mais.


 Captura digital da interface do Simplenote


SimpleNote para o Linux,  para o Android e para o navegador

Um dos obstáculos que sempre encontro para encontrar este tipo de aplicações, é a exigência de uma versão para os sistemas GNU/Linux, pois é o sistema que utilizo no meu dia a dia.
Foi aqui que o Simplenote se destacou, alem das habituais versões para Android e para os sistemas proprietários, está disponível para os sistemas GNU/Linux, como também é possivel aceder através do navegador ( Firefox, Chromium, etc ). Assim, o circulo ficou completo, tenho agora disponível no meu computador, no Smartphone e no local trabalho onde posso aceder através do navegador.


Captura digital da interface do Simplenote com tema opcional escuro


Mas está disponível para a minha distribuição

Confesso, que saltei por algumas distribuições. Desde o Ubuntu ao Arch Linux, são algumas no meu catalogo pessoal, e Simplenote foi sempre uma da aplicações que nunca causou problemas.
No Arch Linux, está disponível no AUR ( Arch User Repository ), no Ubuntu ou Debian pode obter a ultima versão disponível no site oficial da aplicação, e por ultimo, no Solus está disponível no centro de software.


Captura digital da interface do Simplenote -  Autenticação ou abertura de conta 


Próximo passo, instalar e abrir conta

No meu caso, como tenho uma distribuição com base no Debian, depois de descarregar o pacote .deb do Simplenote, o processo de instalação é bastante simples, basta clicar no pacote que descarregamos e seguir as indicações que vão aparecendo no inicio da instalação.
O passo seguinte como é óbvio, abrir o Simplenote.

Quando se abre a aplicação pela primeira vez, aparece-nos um quadro para abertura de conta, ou, se já possuir uma, preencher os dados. Os dados necessários para obter una conta, são apenas um email válido e uma password, tão simples quanto isso.
 A abertura de conta no Simplenote, serve apenas para o processo de autenticação, que permite a sincronização entre os vários dispositivos.


Captura digital da interface do Simplenote - Quadro de partilha de Notas


E agora, como partilhar uma nota

Depois de ter aberto conta, validado o email e instalado num telemóvel Android, comecei a introduzir as minhas primeiras notas.
A sincronização entre os dispositivos é automática, mas tive que configurar o acesso á rede no telemóvel.
O método de escrita na interface é bastante simples, e com poucas configurações ( só o tamanho da fonte ), contudo permite a utilização do Markdown para uma edição mais avançada na criação de notas.

Convenci a minha esposa a instalar no telemóvel, e apesar de ser um sistema proprietário, o método de instalação é semelhante. Assim, pude testar a partilha entre diferentes utilizadores. Para tal, seleccionei a nota pretendida e cliquei no icon de partilha. Mais uma vez, o processo é bastante simples e intuitivo. Basta introduzir o email do utilizador para o qual pretende partilhar, no quadro de partilha.
Alem da partilha entre utilizadores,  é possivel publicar a(s) nota(s) para o mundo inteiro, se for esse o seu desejo, através de um link publico.



Captura digital da interface do Simplenote - Quadro de partilha public


Alguns dados 
técnicos


  • Base da Aplicação para para GNU/Linux 
  • Ultima versão disponivel
    • Simplenote 1.0.8
  • Disponivel para
    • GNU/LInux
      • Arch Linux
      • Debian
      • Ubunt
      • Solus
    • Android
    • macOS
    • iOS
    • Microsoft
  • Licensa
    • GPLv2
  • Custo ( Backups, sincronização, partilha )
    • Gratis


Nota do editor

O Simplenote, é uma das melhores ferramenta para tirar notas que já usei. Contudo poderia ser ainda mais útil, se o suporte ao rich text. e os recursos para inclusão de multimedia fosse disponibilizado.

As imagens das capturas digitais, foram tiradas em ambiente XFCE, na distribuição Debian 9 Stretch.
O logótipo e nome do Simplenote é propriedade da Automatic Inc., e são utilizados apenas para efeitos ilustrativos.



Espero que esta publicação tenha sido útil.
Por favor, compartilhe este artigo e deixe o seu comentário.

Se instalar esta aplicação, está a instalar por sua própria conta e risco.
Renunciamos a qualquer responsabilidade inerente ao mesmo.






Sem comentários: