Publicações em destaque

4 de março de 2017

Firefox – Quem anda a rastreá-lo?

Neste artigo, vamos dar a conhecer a extensão Lightbeam da Mozilla para o Firefox, que permite os utilizadores visualizem como os sites os rastreiam e porquê.



Breve Introdução

Mozilla, a fundação que desenvolve o navegador Firefox, lançou uma extensão chamada “Lightbeam para o Firefox”, que dá uma representação visual do seu histórico de navegação e analisa quais são os aplicativos que estão monitorizar ou a rastrear on-line, e tambem como estão ligados entre si.


Captura digital do Firefox, com o seta do rato a indicar o icon da extensão do Lightbeam.


Como funciona
Uma vez instalado e ativado, o Lightbeam cria uma visualização em tempo real dos sites de terceiros que estão ativos nos sites primários que visita. Quanto mais sites você visitar, mais dados serão acumulados e exibidos dentro da visualização. A extenção oferece duas opções de visualização:

Gráfico


Captura digital da interface do Lightbeam no modo gráfico.


Lista


Captura digital da interface do Lightbeam no modo Lista.


O Lightbeam mostra as ferramentas de terceiros, sejam elas opções de compartilhamento social, publicidade, recursos de personalização ou outra coisa qualquer.

Exite uma opção de compartilhar dos dados recolhidos quando navega pela Web, para a base de dados da Mozilla, mas não é de forma qualquer uma condição impositiva, só partilha se o desejar.



Captura digital do modo gráfico do Lightbeam.


Uma das opções incluídas no Lightbeam, e a possibilidade de com muita cautela bloquear um determinado site ( pode por engano bloquear um site ou serviço utilize regularmente ). No momento em que bloqueia um site, um diálogo de alerta é iniciado alertando-o sobre as possíveis perigos ao fazê-lo.


Captura digital da opção de bloquear determinado(s) site(s).


Quando alterado para a visualização em Lista , as opções para “Bloquear Site” , “Ocultar Site” ou “Assistir Site” são exibidas. Marque na caixa de seleção um site específico ou vários sites da lista, para ativar as opções.


Captura digital da opção de activar o modo de Proteção de Rastreamento.


Ao “Bloquear Site” significa que não deseja que o site conecte ao Firefox, “Ocultar Site” significa que não deseja que as informações sobre os sites selecionados sejam exibidas na visualização. “Assitir o Site” significa que deseja destacar o(s) site(s) na visualização.


Captura digital da nota de alerta do modo de Proteção de Rastreamento,


Como adicionar ao Firefox

Para adicionar a extensão, basta dirigir-se ao menu “Extras” do Firefox e na barra de pesquisa inroduzir o nome da extensão pretendida, neste caso a extensão é o Lightbeam.
A partir do momento que adiciona a extensão, ira aparecer uma pequeno icon no canto superior direito, e sempre que quiser visualizar os sites que estão a rastreá-lo, basta clicar no icon.

O lightbeam ira analisar todos os sites que visita a partir do momento que é adcionado, e não é possivel desactiva-lo. Se não quiser ter esta extenção activa no Firefox, basta remove-la.

Se esta a utlizar o Firefox, então basta seguir o link e clicar em adicionar.



Fizemos um pequeno video de suporte, como complemento a este artigo!





Espero que esta publicação tenha sido útil.
Por favor, compartilhe este artigo e deixe o seu comentário.

Se instalar esta extensão, está a instalar por sua própria conta e risco.
Renunciamos a qualquer responsabilidade inerente ao mesmo.








Sem comentários: